CCB Hinos - NOVOS OBREIROS 2008 ANCIAES, DIACONOS SAO PAULO

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NOVOS OBREIROS 2008 - ANCIÃES, DIÁCONOS - SÃO PAULO

NOVOS OBREIROS 2008 - ANCIÃES, DIÁCONOS - SÃO PAULO


SÃO PAULO – CAPITAL

Data Hora Local Ancião Ordenado por

17/05 19:30 Pirituba - Vila Santa Terezinha Luiz Carlos Bento de Almeida Natanael Agrello
21/05 19:30 Canindé - Ord. Brás José San Felipe Junior Jorge Couri
21/05 19:30 Jardim da Glória - Ord. Brás Gelson Faustino Luz Jorge Couri
26/05 19:00 Jardim Belém - Ermelino Matarazzo André Rossi Antonio Alberto de Oliveira
27/05 19:00 Jardim da Oliveiras - Itaim Sebastião Antunes Adão Antonio Alberto de Oliveira
01/06 18:30 Vila Medeiros Moisés dos Anjos Edmundo Branchini
00/00 00h00 Guaianazes Pedro das Neves Cerqueira João Santin
00/00 00h00 Itaim Paulista Moisés Alves de Souza João Santin
00/00 00h00 Vila Ré Celso Roberto Bento João Santin
00/00 00h00 XV de Novembro - Itaquera Cláudio Faverani João Santin

SÃO PAULO – GRANDE SÃO PAULO

Data Hora Local Ancião Ordenado por

00/00 00h00 Carapicuíba - Jardim Bela Vista Joel Celestino da Silva Nilton Apparecido Cardoso
00/00 00h00 Cotia - Caputera Eduardo Somoge Filho Nilton Apparecido Cardoso
00/00 00h00 Cotia - Centro José Maria da Silva Nilton Apparecido Cardoso
00/00 00h00 Jandira - Parque do Lago Otoniel Ribeiro Nilton Apparecido Cardoso
00/00 00h00 Osasco - Jardim Aliança Flávio Luiz da Silva Nilton Apparecido Cardoso
00/00 00h00 Osasco - Jardim D'Ávila Manoel Alves do Nascimento Nilton Apparecido Cardoso
00/00 00h00 Santana de Parnaíba - Jardim Isaura Eurico Luiz Nilton Apparecido Cardoso

SÃO PAULO – INTERIOR

Data Hora Local Ancião Ordenado por

21/05 19:30 Hortolândia - Jardim Novo Ângulo Benedito Crispim Hildebrando Maciel
21/05 19:00 Jacareí - Parque Itamarati Elizeo Andrade Martinez Laércio Santin
21/05 19:00 Jacareí - Jardim Califórnia - Ord. Central Elias Carlos Muniz Laércio Santin
22/05 19:00 Queluz - Centro Manassés de França Marques Laércio Santin
22/05 19:00 São Carlos - Jardim Lutfala - Ord. Central Luiz Carlos Zenatti Gerbes Oliva
22/05 19:00 São Carlos - Jardim Ipanema - Ord. Central Sérgio Antonio Mattos Faceiro Gerbes Oliva
24/05 19:30 Araraquara - Vila Xavier Nilton José Ferreira Cláudio Marçola
24/05 19:30 Araraquara - Jardim Santa Angelina - Ord. Central Paulo dos Santos Peres Cláudio Marçola
25/05 19:00 Dracena - Centro Samuel Bianco Baptista Hélio Bianco Baptista
01/06 19:00 Cruzeiro - Vila Canevari Aloisio Coelho da Silva Cláudio Marçola
07/06 19:30 Birigui - Centro Luiz Carlos Vitoretti Isaias Marin
08/06 19:00 Garça - Centro Aparecido Monteiro Luiz Amorim
00/00 00h00 Bariri - Jardim Maria Luiza Daniel da Silva
00/00 00h00 Botucatu - Vila dos Lavradores Juarez Pinheiro Sales Filho
00/00 00h00 Botucatu - Vila dos Lavradores Otône Rodrigues de Oliveira
00/00 00h00 Campinas - Jardim Melina Enio Gonçalves de Lima
00/00 00h00 Campinas - Parque Fazendinha José de Souza Afonso
00/00 00h00 Cardoso - Centro Ale José Aidar Júnior
00/00 00h00 Euclides da Cunha Paulista Natanael Pereira
00/00 00h00 Floreal - Centro Osvaldo Zanovelo
00/00 00h00 Jaú - Centro Alessander Pereira Gusman
00/00 00h00 Jaú - Centro Dario Divino Pereira Santos
00/00 00h00 Macatuba - Jardim Capri Daniel Evaristo Dantas
00/00 00h00 Mairinque - Centro Israel Segura Fernandes
00/00 00h00 Neves Paulista - Centro Sergio Aparecido Bilach Júnior
00/00 00h00 Peruíbe - Prados Pedro Orlando de Caldas Lima Jorge Couri
00/00 00h00 Pilar do Sul - Centro Antonio Souza de Oliveira
00/00 00h00 Pradópolis - Jardim Paulista Carlos Roberto Santana Cláudio Marçola
00/00 00h00 Santa Fé do Sul - Centro Sebastião Lujan
00/00 00h00 São Manuel - Jardim Pinheiro Márcio Elias da Silva
00/00 00h00 Sorocaba - Jardim Montreal Joel Quintino Júnior
00/00 00h00 Tatuí - Vila Menezes Melquisedeque Antonio da Silva

ANCIÃES – EXTERIOR

Data Hora Local Ancião Ordenado por

00/00 00h00 - Suriname - Paramaribo - Saramaca Soboe Eduardo Poei - Nilton Apparecido Cardoso

NOVOS OBREIROS 2008 – DIÁCONOS

SÃO PAULO – CAPITAL

Data Hora Local Diácono Ordenado por

17/05 14:00 Jaguaré II - Ord. Lapa Emérson Vieira Natanael Agrello
17/05 14:00 Parque da Lapa - Ord. Lapa Eduardo Monteiro de Lima Natanael Agrello
17/05 19:30 Vila Santa Terezinha - Pirituba José Galette Ribeiro Natanael Agrello
18/05 18:00 Vila Aricanduva Sérgio Prescivale da Silva Antonio Alberto de Oliveira
20/05 19:00 Jardim Danfer Edilson César Sebastião Idalino de Oliveira
28/05 19:00 Jardim Bandeirantes - Itaquera Antonio Ildoeste da Silva Antonio Alberto de Oliveira
01/06 18:30 Jardim Ester Iolanda Benedito Pereira da Silva Jonas Gonçalves Verdadeiro
07/06 19:30 Parque São Domingos Izidro Augusto da Costa Pereira Natanael Agrello
08/06 18:30 Cidade Universitária Arlei Aparecido Batista Pedro Resina Fernandes
00/00 00h00 Jardim Pery Gabriel Eduardo Filho
00/00 00h00 Vila Ré Josué Lima Gonsalves João Santin

SÃO PAULO – GRANDE SÃO PAULO

Data Hora Local Diácono Ordenado por

20/05 19:30 Santo André - Parque Gerassi Fausto Bassan Oswaldo Adabo
21/05 19:30 São Caetano do Sul - Vila Barcelona - Ord. Central Alex Melo de Oliveira Oswaldo Adabo
24/05 19:30 Ribeirão Pires - Jardim Itacolomy Aparecido Silva dos Santos Oswaldo Adabo
24/05 19:30 Ribeirão Pires - Parque das Fontes - Ord.Jd.Itacolomy Fernando Cezar Carvalho Oswaldo Adabo
27/05 19:00 Mogi das Cruzes - São João - Ord.Central José Carlos Costa Sebastião Idalino de Oliveira
03/06 18:00 Poá - Vila Santa Helena José Onofre Antonio Alberto de Oliveira
05/06 19:00 Itaquaquecetuba - Jardim Paineira João Pereira do Santos Antonio Alberto de Oliveira
14/06 19:30 Francisco Morato - Parque 120 Marcelo Soares Natanael Agrello
00/00 00h00 Barueri - Central Jorge Ribeiro de Souza Nilton Apparecido Cardoso
00/00 00h00 Barueri - Jardim Belval José Rodrigues de Oliveira Nilton Apparecido Cardoso
00/00 00h00 Carapicuiba - Vila Municipal João Gomes Nilton Apparecido Cardoso
00/00 00h00 Cotia - Parque Alexandre Pedro Teixeira de Faria Nilton Apparecido Cardoso
00/00 00h00 Osasco - Jardim Platina Francisco Navarro Nilton Apparecido Cardoso

SÃO PAULO – INTERIOR

Data Hora Local Diácono Ordenado por

18/05 19:30 São Vicente - Ord.Saquaré Jarbas Ademir Xavier Antonio Guglielmetti
21/05 19:30 Iepê - Vila Vieira Antonio Santos Alves Adeildo Valeriano Soares
22/05 19:00 Itápolis Marcos Samuel Nardini David Trevisan
22/05 19:30 Quatá - Vila Santa Cruz Revaldave Carlos dos Santos João do Nascimento
23/05 19:30 Hortolândia - Jardim Mirante José Pereira dos Santos Sobrinho Hildebrando Maciel
23/05 19:30 Hortolândia - Jardim Santa Esmeralda - Ord.Jd.Mirante Aparecido Heliodoro dos Santos Hildebrando Maciel
24/05 19:30 Cananéia Antonio Benedito Falcão Accácio Dias Pitta
24/05 19:00 Osvaldo Cruz - Centro Osvaldo Milton da Silva Hélio Bianco Baptista
25/05 19:00 Dracena - Centro Rubens Souza Neves Hélio Bianco Baptista
27/05 19:00 Santa Branca - Centro Sebastião Renato S.Oliveira Laércio Santin
31/05 19:00 Americana - Parque da Liberdade Durvalino da Silva Hélio Bianco Baptista
31/05 19:00 Caraguatatuba - Porto Novo Davi Nogueira Damaceno Banedito Goes
31/05 19:00 Paulínia - Jardim Monte Alegre IV - Ord. Central Hamilton Aparecido Rodrigues Antonio Feriani
01/06 19:00 Marília - Vila Nova - Ord.Central Valter Reis Abel Rolim Pinheiro
01/06 19:30 Registro - Vila São Francisco Ítalo Márcio Oliveira Viana Honório Latrova
01/06 19:30 Sandovalina Sérgio Antonio de Campos Adeildo Valeriano Soares
07/06 19:00 Barra do Turvo - Centro Antonio Sivirino de Lima João Benedito Toledo
07/06 19:30 São João da Boa Vista - Vila Conrado Napoleão Vanzella Filho João Passoni
07/06 19:00 São Pedro - Jardim São Pedro Lucas Matheus Pedro Resina Fernandes
14/06 19:00 Eldorado - Centro Natanael Norato João Benedito Toledo
14/06 19:30 Iguape - Rocio - Ord.Central Pedro Candido da Silva Honório Latrova
14/06 19:00 Rinópolis - Centro Eliseu Stephani Luiz Amorim
15/06 19:30 Ilha Comprida - Balneário Claudia Mara - Ord.Central Antonio Carlos Monteiro Honório Latrova
15/06 19:30 Vargem Grande do Sul-Jd.São Gabriel-Ord. Santa Marta Natal Donizete Paulo João Passoni
21/06 19:30 Paraguaçu Paulista Paulo da Silva Bueno João do Nascimento
22/06 19:30 Itapira - Vila Penha do Rio do Peixe Tito Pereira da Silva João Passoni
29/06 19:30 Guararapes - Ord. Central Alessandro Térgio Oliveira Andreu Paulo Mariano
04/07 19:00 Jarinu - Nova Trieste Daniel Ribeiro da Silva Nelson Quessada dos Santos
20/07 19:00 Pinhalzinho Izac Tavares da Silva Jocelyn Alegre Leme
00/00 00h00 Araçatuba - Umuarama - Ord. Central João de Oliveira David Trevisan
00/00 00h00 Araçatuba - Vila Panorama - Ord. Central Lourival Gomes Barreto David Trevisan
00/00 00h00 Araçoiaba da Serra - Bairro Jundiaquara Joaquim Floriano
00/00 00h00 Bofete Sérgio Caetano Soares
00/00 00h00 Campinas - Jardim Nossa Senhora de Lourdes Natanael Luis Paiva Junior
00/00 00h00 Campinas - Parque Vista Alegre João Batista Ferreira
00/00 00h00 Campos do Jordão - Vila Guiomar Rafael Mendonça Pereira
00/00 00h00 Catanduva - São Francisco Edimar Diletti
00/00 00h00 Catanduva - São Francisco Mário Aparecido Faustino
00/00 00h00 Chavantes - Chavantes Novo Moisés Alves de Castro
00/00 00h00 Fartura Emerson Marcos Coutinho Simões
00/00 00h00 Franca - Vila Nova Luís Masson Filho
00/00 00h00 Itatinga - Jardim Parenti II Geraldo Vieira
00/00 00h00 Jaú Otávio Rodrigues Cruz
00/00 00h00 José Bonifácio Luiz Carlos Startari
00/00 00h00 Limeira - Ribeirão do Pinhal Nivaldo Tiago Severino
00/00 00h00 Miguelópolis Samuel Lima Silva Cláudio Marçola
00/00 00h00 Novo Horizonte José Rodrigues
00/00 00h00 Paranapanema - Holambra II Geovani de Deus Souza
00/00 00h00 Patrocínio Paulista Adenilson José de Oliveira
00/00 00h00 Pilar do Sul - Centro Mário Barbaoeiro
00/00 00h00 Pilar do Sul - Nova Pilar I Raimundo Fidencio
00/00 00h00 Porto Feliz - Parque Água Branca Ismael Correia Gomes
00/00 00h00 Ribeirão Preto - Vila Carvalho Eder de Souza Mattos
00/00 00h00 Salto - Jardim Saltense Guinter Edson Plevika
00/00 00h00 Salto - Jardim Santa Cruz II Genivaldo da Silva
00/00 00h00 Salto de Pirapora - Jardim das Bandeiras Rubens Martinho Naldi
00/00 00h00 Santa Fé do Sul Evaldo José Montelatto
00/00 00h00 Santo Antonio do Pinhal - Rio Preto Dionísio Martins Moreira
00/00 00h00 São Carlos - Jardim Beatriz - Ord. Central José Aparecido Barbosa Antonio Lubek
00/00 00h00 São Carlos - Jardim Real - Ord. Central Jair Santana Silva Antonio Lubek
00/00 00h00 São José do Rio Preto - Jardim São Francisco José Benedito Honório
00/00 00h00 São José do Rio Preto - Vila Anchieta Paulo César Testa
00/00 00h00 São José dos Campos Wilian José de Campos
00/00 00h00 São Roque Lorimar Serafim da Silva
00/00 00h00 Sorocaba - Eden Marcos Ferreira da Silva
00/00 00h00 Sorocaba - Jardim Josane Inineu Osvaldo Gisoldi
00/00 00h00 Sorocaba - Parada do Alto Carlos Alberto Barrili
00/00 00h00 Sorocaba - Retiro São João Marcos Pinheiro dos Santos
00/00 00h00 Sorocaba - Vila Jardini Welton Miranda da Silva Ceo
00/00 00h00 Sumaré - Jardim Dal Orto Luís Carlos Maturi
00/00 00h00 Sumaré - Jardim Santa Madalena Marcos Silvério Castro
00/00 00h00 Tabatinga Domingo Joel Filho
00/00 00h00 Valinhos - Castelo José Vagner Filho
00/00 00h00 Valinhos - São Bento Emerson Dias Freires
00/00 00h00 Votuporanga Edson Pereira

NOVOS OBREIROS – DIÁCONOS – ESTADO DE MINAS GERAIS

Data Hora Local Diácono Ordenado por

00/00 00h00 Ibiraci - Leonardo Boareto

NOVOS OBREIROS – DIÁCONOS – ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

Data Hora Local Diácono Ordenado por

23/05 19:00 Três Lagoas - Colinos Laércio Aparecido Teixeira - Hélio Bianco Baptista

Fonte:
Jurista CCB

Postado em: 12/06/2008 | 18:25:24

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Comentários
  Nome: Temina Em: 06/10/2013 | 14:46:27 E-mail: - minafgoldberg@bol.com
Comentários:
SHALOM ADONAI
Shalom Aleichem = em hebraíco, significa a paz seja convosco.

Paz. Verdade. Justiça, são os tres pilares sobre os quais se estabelece o mundo.

A resposta- Aleichem Shalom= convosco esteja a paz.

Adonai é um dos nomes de Deus. E como tal, não deve ser usado como saudação num lugar incoveniente, como uma toalete ou banheiro, segundo o povo judeu.

Shalom Adonai - se deve responder - Adonai Shalom

O povo judeu envolve nos cumprimentos sempre uma alusão, uma referência a Paz.

Em qualquer língua, de todas as maneiras, esta Paz do Senhor é bemvinda!
Shalom Adonai

Responder para: Temina

 
  Nome: Menorah Em: 12/09/2013 | 09:09:59 E-mail: -
Comentários:
“Na religião judaica temos as leis de “tzniut” que, basicamente, são as leis de recato! O recato envolve muitas coisas, como comportamento, atitudes e etc.

Responder para: Menorah

 
  Nome: Malka Em: 01/07/2013 | 17:43:21 E-mail: - Malkaschenazi@gmail.com
Comentários:
Upsherin
Upsherin (do ídiche cortar fora) é o nome dado ao costume de vários grupos de judeus tradicionais que esperam um menino completar três anos de idade antes de fazer seu primeiro corte de cabelo. O terceiro aniversário é uma etapa importante na vida de um menino judeu, é quando ele é iniciado oficialmente em sua educação de Torá, e pode começar a usar o kipá e tzitzit (franjas).
Quando um menino judeu completa três anos de idade ele chega a um tempo chave de transição. Cortar o cabelo nesta idade provoca forte impressão emocional na criança. Logo ele saberá que está avançando rumo a um novo estágio de maturidade e isso o ajuda a corresponder ao seu novo papel.
Este costume pode ter suas origens na Torá onde a vida humana é geralmente comparada ao crescimento de uma árvore. Como consta no Levítico 19:23, não é permitido comer um fruto que cresce nos três anos seguintes à uma árvore ter sido plantada. Alguns judeus aplicam este princípio com relação ao corte do cabelo da criança. Assim até 3 anos os cabelos não são cortados, pois com base nesta analogia com a árvore, se espera que a criança, cresça, floresça e eventualmente gere frutos, o que significa que ela crescerá em conhecimento e boas ações (mitzvá) e algum dia terá uma família com novas crianças.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Responder para: Malka

 
  Nome: Lucelia Em: 19/06/2013 | 10:27:36 E-mail: - lusouzaquirino@hotmail.com
Comentários:
Véu
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Véu é um tecido ou peça de vestuário, utilizado quase exclusivamente por mulheres de diferentes culturas, usado para cobrir totalmente ou em parte a cabeça e a face.

Uma visão é a de que se trata de um item religioso, usado para honrar um local ou objeto de culto. As funções socioculturais, psicológicas e sociosexuais do véu, entretanto, não foram extensamente estudadas, mas provavelmente também incluem a manutenção de uma distance social, a comunicação de status social e identidade cultural. Em sociedades islâmicas, várias formas de véus foram adotadas da cultura árabe onde o Islã nasceu.

História
O primeiro uso conhecido do véu para mulheres é reportado em um texto legislativo assírio do século 13 a.C., que restringia seu uso a mulheres da aristocracia e proibia prostitutas e mulheres comuns de o adotarem [carece de fontes]. O termo em grego micênico a-pu-ko-wo-ko, significando "artesão de véus para cavalos", também é atestado dese cerca de 1300 a.C. na escrita silábica Linear B3 4 . Textos gregos antigos também citam o uso do véu e a isolamento de mulheres praticada pela elite persa [carece de fontes]. Estátuas em Persépolis retratam mulheres usando véus[carece de fontes].
Estátuas gregas dos períodos clássico e helênico por vezes retratam mulheres gregas com a cabeça e face cobertas por véus. Ambos Caroline Galt e Lloyd Llewellyn-Joves argumentaram com base nessas representações e referências literárias que era comum entre as mulheres gregas desse período (ou pelo menos das mulheres de alto status social) o uso do véu em público[carece de fontes].

Por muitos séculos, até por volta de 1175, mulheres anglo-saxãs e anglo-normandas, excetuando as jovens solteiras, usavam véus que cobriam totalmente os cabelos e, por vezes, o pescoço e o queixo. Apenas no período Tudor(1485), quando o uso de capuzes se tornou popular, véus desse tipo começaram a ser menos comuns [carece de fontes].

O uso do véu entre mulheres europeias também é atestado em situações de luto e em substituto às máscaras como método de ocultação da identidade de uma mulher. De maneira mais pragmática, o véu também era usado para proteger a pele do sol, da mesma forma que o keffiyeh é usado hoje em dia.

Uso religioso do véu
No judaísmo, cristianismo e islã, o ato de cobrir a cabeça está associado a modéstia e recato. A maioria dos retratos tradicionais da Virgem Maria a mostram com a cabeça velada. Durante a Idade Média, a maioria das mulheres europeias e bizantinas casadas cobriam suas cabeças com uma variedade de tipos diferentes de véus. Cobrir os cabelos era prática comum entre mulheres ao frequentar igrejas até a década de 19605 , tipicamente usando véus de renda. Um tipo de véu de renda que cobrem a face ainda é usada por mulheres européias e de diversas denominações cristãs em funerais.

No Brasil denominações cristãs como a Congregação Cristã no Brasil , dentre outras, ainda adotam o uso de véus durante serviços religiosos e orações. Os Menonitas e outras religiões americanas também adotam o uso do véu nessas situações.

No norte da Índia, mulheres hindu frequentemente se cobrem com véus em regiões rurais, particularmente em Gujarat e no Rajastão quando em situações tradicionais e diante de homens mais velhos. Este véu é denominado Ghoonghat ou Laaj. Seu propósito é demonstrar humildade e submissão aos anciãos.

Apesar da religião ser comumente indicada como a razão para o uso do véu, essa prática também reflete situações políticas e também serve como meio para a exposição pública das convicções ideológicas da pessoa que o usa.

O Véu no Judaísmo
Mulher judia orando enquanto usa um Tichel
O uso do véu entre mulheres judias casadas é, segundo formas mais restritas do Judaísmo ortodoxo, uma expressão da devoção e amor exclusivos de uma mulher pelo seu marido. Dessa forma, o Tichel e outras formas de cobertura para os cabelos, considerado uma parte sensual do corpo, são recomendados a mulheres judias de tradições mais ortodoxas como um ato de modéstia.

O uso de cobertura para o cabelo é referido na Torah (Números 5:18), onde a cerimônia de punição a mulheres acusadas de adultério se inicia pela remoção dessa cobertura por um sacerdote. A Mishna (Ketuboth 7:6) e o Talmud (Ketuboth 72) também se referem à cobertura dos cabelos como uma obrigação feminina. Tanto a Torah (Cântico dos Cânticos 4:1) como o Talmud (Berakhot 24a) se referem aos cabelos como objeto de erotismo e sexualidade (ervah).

Véus bordados também são usados de forma simbólica como coberturas para a arca que contém os rolos da Torah nas sinagogas. Essa cortina ou véu chamado parochet, é uma herança do véu do tabernáculo e dos véus que originalmente cobriam a Arca da Aliança e o Santo dos Santos (Kodesh Hakodashim) no Templo de Jerusalém. Esses véus separam fisicamente aqueles espaços considerados particularmente sagrado de outros espaços, e limitam o acesso a esses espaços.

O Véu no Cristianismo
Véus litúrgicos
Véu eucarístico cobrindo o cálice e a patena.
Dentre as igrejas cristãs que possuem tradições litúrgicas, diferentes tipos de véus são usados. Muitos desses véus estão associados ao véu doTabernáculo do deserto e ao véu do Santo dos Santos do Templo de Salomão. O propósito desses véus é, em geral, proteger os objetos mais sacros, em particular a Eucaristia:
o Véu do Tabernáculo, usado para cobrir o Sacrário, usado particularmente na liturgia Católica Romana, mas também em outras tradições, é usado quando a Eucaristia está dentro do sacrário;
o Cibório ou Âmbula, o cálice onde as hóstias são armazenadas na tradição Católica, é protegido por um véu quando as hóstias que armazena foram consagradas; antes parte obrigatória da liturgia, hoje são considerados opcionais;
o cálice e patena contendo o vinho e o pão eucarísticos são também cobertos com um véu para evitar que os materiais sejam contaminados ou derramados. Na tradição católica um único véu é usado para ambos os materiais; nas igrejas orientais três véus são usados: um para o cálice, outro para o diskos (patena) e um terceiro, o Aër, para cobrir os dois anteriores;

o Véu umeral é uma veste litúrgica utilizada no Rito romano, bem como em algumas igrejas Anglicana e Luterana durante a exposição doSantíssimo Sacramento; durante a quaresma, muitas igrejas velam seus crucifixos com véus de cor roxa, vermelha ou preta, a depender da tradição litúrgica, para demonstrar luto pela morte de Cristo.

Véu feminino
Freiras usando véu.
Tradicionalmente no cristianismo, as mulheres eram encorajadas a cobrir suas cabeças dentro das igrejas, bem como era (e ainda é, em muitos lugares) costume entre os homens descobrir as cabeças em sinal de respeito. Essa prática é baseada no texto bíblico da primeira epístola aos Coríntios atribuída a Paulo de Tarso:

Todo homem que ora ou profetiza com a cabeça coberta desonra a sua cabeça; e toda mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta desonra a sua cabeça; pois é como se a tivesse rapada. Se a mulher não cobre a cabeça, deve também cortar o cabelo; se, porém, é vergonhoso para a mulher ter o cabelo cortado ou rapado, ela deve cobrir a cabeça. O homem não deve cobrir a cabeça, visto que ele é imagem e glória de Deus; mas a mulher é glória do homem. Pois o homem não se originou da mulher, mas a mulher do homem; além disso, o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem. Por essa razão e por causa dos anjos, a mulher deve ter sobre a cabeça um sinal de autoridade. No Senhor, todavia, a mulher não é independente do homem, nem o homem independente da mulher. Pois, assim como a mulher proveio do homem, também o homem nasce da mulher. Mas tudo provém de Deus. Julguem entre vocês mesmos: é apropriado a uma mulher orar a Deus com a cabeça descoberta? A própria natureza das coisas não lhes ensina que é uma desonra para o homem ter cabelo comprido, e que o cabelo comprido é uma glória para a mulher? Pois o cabelo comprido foi lhe dado como manto. Mas se alguém quiser fazer polêmica a esse respeito, nós não temos esse costume, nem as igrejas de Deus. (1 Coríntios 11:4-16, tradução Nova Versão Internacional)

Enquanto a autoria dessa carta é quase unanimemente atribuída a Paulo de Tarso, o trecho acima entretanto é considerado por diversos estudiosos bíblicos como uma adição posterior, contemporânea das epístolas pastorais, por ter estilo e doutrina em geral divergentes do defendido em outros trechos atribuídos a Paulo 10.

Em muitas Igrejas Ortodoxas Orientais, e em algumas igrejas Protestantes bastante conservadoras, o costume de cobrir a cabeça nas igrejas, ou mesmo em orações privadas em casa, ainda é mantido. Na Igreja Católica, era costumeiro na maioria das localidades a cobertura da cabeça por véus, capas, estolas, echarpes e barretes, até a década de 1960. O costume, apesar de não mais obrigatório, continua em locais onde é considerado um prática de etiqueta, cortesia ou elegância. tradicionalistas católicos porém ainda mantém a prática. O uso de cobertura para a cabeça foi pela primeira vez tornado obrigatório e universal no Rito Latino pelo Código de Direito Canônico de 191711 que foi revogado pelo atual Código de Direito Canônico de 1983. apesar de muitos tradicionalistas católicos disputarem a respeito da legalidade da revogação.

Um véu sobre o cabelo faz parte do vestuário e hábito da maioria das ordens de freiras e irmãs religiosas na Igreja Católica e em algumas ordens religiosas femininas Anglicanas. Na era medieval, mulheres casadas normalmente cobriam a cabeça com véus, depois copiados pelo vestuário das freiras, indicando sua posição como "noivas de Cristo". Em muitas ordens um véu branco, o véu da provação, é usado durante o noviciado e um véu preto, o véu da profissão, depois que os votos são tomados. As cores no entanto variam entre as diferentes ordens. No Rito Oriental da Igreja Católica e em Igrejas Ortodoxas Orientais, um véu chamado epanokameloukion é usado por religiosos de ambos os sexos (monges e freiras), cobrindo um chapéu denominado kalimavkion.

O Véu no Islã
Mulher usando um véu e vestuário compatível com o hijab
Uma variedade de peças de vestuário para a cabeça são usados por mulheres e meninas muçulmanos de acordo com o hijab (o princípio da modéstia no vestuário), normalmente sendo referidos no ocidente como véus. O principal objetivo do véu muçulmano é ocultar aquilo que poderia ser considerado sexualmente atraente para os homens. Muitas dessas peças de vestuário cobrem os cabelos, orelhas e garganta, mas não a face. O khimar é uma espécie de lenço para a cabeça. O niqab e a burqa são véus que cobre toda a face, exceto uma pequena fresta para os olhos. A burqa afegã cobre o corpo todo, ocultando totalente a face, exceto por uma rede que permite que a mulher que a está usando possa enxergar. A boshiya é um véu que pode ser usado como um lenço sobre a cabeça, que cobre toda a face com um tecido translúcido [carece de fontes].

É sugerido que a prática do uso do véu, incomum entre os árabes antes do surgimento do Islã, se originou no Império Bizantino e se espalhou posteriormente na região.

O uso de véus e coberturas para a face por mulheres muçulmanos levantou questões políticas em países do ocidente, especialmente em Quebec, na França e no Reino Unido. Há também um acalorado debate na Turquia, país secular de maioria islâmica, onde os véus foram banidos em universidades e prédios do governo por serem considerados um símbolo de militância política de grupos Islamistas.

Usos não-religiosos do véu
Frances Perkins usando um véu após a morte de Franklin D. Roosevelt

Chapéus
Véus como parte de chapéus sobreviveram às mudanças na moda européia ao longo dos séculos e ainda são usados eventualmente em ocasiões formais. Esse tipo de véu é normalmente feito de redes, não objetivando esconder o rosto totalmente.
Véus de noiva
Véus também são parte integrante do vestuário das noivas em grande parte das culturas ocidentais.

Véus compridos, cobrindo o cabelo e a face, substituíram o uso do cabelo longo e solto como símbolo da virgindade da noiva. O véu que cobria a face era normalmente removido ao apresentar a noiva ao noivo, ato que nos casamentos modernos é ignorado. Na tradição judaica a noiva era desvelada apenas antes da consumação do casamento.

Não é claro que o uso do véu no casamento é um uso não-religioso, uma vez que na tradição ocidental casamentos quase sempre acontecem em situações religiosas. Entretanto, o uso do véu no casamento predata a associação da cerimônia do casamento com a religião cristã. Noivas romanasusavam véus coloridos para espantar maus espíritos e posteriormente esse véu foi adotado nas cerimônias cristãs. O véu, uma vez tornado símbolo de virgindade, passou a ser adotado também por mulheres cristãs que consagravam sua virgindade a Cristo.

Véus masculinos
Entre certos grupos de povos Tuaregues, Songhai, Hauçás, Fulas e Mouros, mulheres não usam véus tradicionalmente, mas os homens sim. O uso dos véus masculinos está associado à proteção contra maus espíritos, mas muito provavelmente tem origem em usos mais pragmáticos, como proteger a face das condições rigorosas do deserto. Os homens passam a usar aos 25 anos de idade um tipo de véu que cobre toda a face, exceto os olhos, e não o removem mesmo junto aos membros de sua família.

Responder para: Lucelia

 

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